(21) 3796 2489

Novo Livro Lançado em 2017 Caminhos Estratégicos

Caminhos Estratégicos para o Sucesso da Manutenção

Esse livro será lançado no 32. Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos em Curitiba, PR - 07 a 10.08.2017 - FIEP.

Vocês podem solicitar o livro diretamente na GESTALENT, nos enviem um email: gestalent@gestalent.com.br.

Este livro apresenta uma metodologia estratégica, visando o sucesso na gestão, em particular, no que se refere a engenharia de manutenção, sejam estas em organizações públicas ou privadas.  Apresentando o cenário atual e futuro, apontando para uma quebra de paradigma organizacional, desta vez, denominado de 4a. Revolução Industrial,alguns autores afirmam que tudo o que conhecemos hoje, estará diferente. Ou ainda não foi inventado, isso ocorrerá em no máximo 10 anos, assim, estaríamos nos referindo a inteligência artificial, a industria, a saúde, aos meios de transporte, a educação, agricultura, empregos e muito mais…

Da mesma forma, os autores nos remetem ao plano cognitivo, ou seja, o de efetivamente pensar o trabalho, a organização e os controles, entendendo que nessas interfaces, são geradas as variabilidades, os pontos fortes, fracos, ameaça e oportunidades.

Diante desse quadro emergem as ferramentas de gestão e controle, devendo ser entendido, que a Logística é a grande responsável por facilitar e entregar os recursos necessários ao sucesso da atividade de manutenção, em particular, quando tratamos esses recursos, como sendo: máquinas, equipamentos, instalações, suprimentos e as Pessoas.  Por sua vez, as pessoas são as responsáveis por fazer acontecer coisas e resultados na empresa. “Nem antes e nem depois, os recursos devem estar no local certo, no momento certo e com tudo o que foi previamente planejado pela equipe de PCGM”.  Os autores se referem aos sistemas de controle e suas ferramentas, quais sejam por exemplo: PCGM, SLA’s, Estratégias de Fornecimento, SIRPOC, MAMP, BPM, Mapofluxogramas, Diagramas, Matriz de Criticidade, GUT, Fluxogramas Vertical e Espaguete, Ishikawa, MS Project, Planilhas de 5W2H, 5S, APAR e aos aportes da Ergonomia que fazem a diferença quando da analise da atividade.

A principal idéia dos autores é a de compartilhar os conhecimentos, visando facilitar a execução das atividades dos leitores, desde que estejam programadas, assim, a equipe poderá colocar o foco na redução de custos, sem que hajam perdas na qualidade e produtividade, deixando claro que para a existência do sucesso, faz-se necessário, muito trabalho e suor, basicamente 98%, os outros 2% podem até ser sorte.

Boa Leitura, Bons Negócios, Os Autores:

Carlos Almeida, Rosângela Borges e Thiago Alan Dutra dos Santos.

 

Copyright ® - Gestalent 2024 - Todos os Direitos Reservados
Scroll to Top