(21) 3689-0271

Consultoria em Engenharia Civil - Complexos Prediais

Atividade da Gestalent

Área do Conhecimento: Engenharias - 30000009

Subárea: Engenharia Civil e Engenharia de Produção

Engenharia de Manutenção Predial e Industrial; 

Ergonomia

Engenharia de Segurança do Trabalho

Engenharia da Qualidade

Sistemas de Gestão Integrada - SGI

 

Consultorias em Engenharia Civil.

As consultorias em engenharia civil podem assumir diversas modalidades, possuem diversas entradas, algumas na fase de concepção do projeto, outras já com o complexo predial em uso, na tentativa de diagnosticar ou mesmo corrigir algum ponto que esteja provocando não conformidades ou riscos ao empreendimento.

Existem os laudos de vistoria, as inspeções, os ensaios não destrutivos, as avaliações imobiliárias para venda ou locação, tornando muito mais seguro o processo, gerando um custo mais adequado no momento da correção.

A equipe da Gestalent estabelece alguns critérios para serem melhor avaliados, na sequência a equipe estabelece o pré-diagnóstico, realiza diversas análises e reuniões de validação e restituição, chegando ao ponto do diagnóstico, o qual poderá gerar um plano de ação para correção e encaminhamentos futuros.

É possível, também, gerar os Termos de Referência para uma futura Licitação, com especificações técnicas e orçamento estimativo.

 

Consultoria e Assessoramento em Engenharia Civil

  • Perícias e Avaliações imobiliárias;

  • Autovistoria Predial, atendendo ao Decreto nº 37.426/13 e Lei Complementar nº 126/13 e a Lei nº 6400 (05 de março de 2013) e Laudo Técnico de Vistoria Predial (LTVP);

  • Elaboração de Planejamento, Programação, Controle e Gestão da Manutenção (PPGCM);

  • Levantamento de especificações técnicas das instalações e equipamentos para criação de bancos de dados e elaboração de procedimentos e instruções de trabalho;

  • Implementação de ações de manutenção preventiva e preditiva com intuito de aumentar a confiabilidade e disponibilidade dos ativos;

  • Preparação de Projetos de Licitação com o desenvolvimento do projeto, especificações técnicas, elaboração de Termos de Referência e elaboração de contratos;

  • Gestão, fiscalização e acompanhamento de obras, reformas e demais serviço;

  • Assessoramento no pós incêndio, ações e plano de contingência.

inspecoes

avaliacoes

pericias

autovistoria

gestaodecontratos

preparacaodeprojetos

laudostecnicos

 

HISTÓRICO DA GESTALENT

Fundada no ano 2000, a GESTALENT é um dos principais grupos de consultoria e treinamento na área de conhecimento em Engenharia Civil e Produção, especializada em atividades ligadas à engenharia: civil, produção, manutenção predial e industrial, ergonomia e engenharia de segurança do trabalho, assim como em Sistemas de Gestão Integrada - SGI e Infraestrutura, nas organizações brasileiras. A ênfase da GESTALENT está nos projetos de consultoria e treinamento em engenharia, sua excelente equipe de profissionais associados prestam serviços e geram excelentes resultados, tanto no ensino presencial, quanto em LMS, assim como em suas atividades de consultoria técnica que demonstram elevado diferencial, pois é realizada de forma participativa, sendo repassada a expertise a seus clientes, visando a solução de grandes desafios operacionais e da formação técnica da equipe.

Entendemos, assim, que o nosso programa de trabalho, tanto formação profissional quanto nas atividades de Consultoria Técnica, vêm contribuindo de forma decisiva no crescimento das organizações e de seus profissionais ligados às empresas brasileiras, que acreditam que o maior patrimônio a ser tratado por estas, são os seus talentos humanos e suas instalações otimizadas, eficientes e produtivas. 

Os nossos cursos e consultorias são desenvolvidos para promover a formação e o desenvolvimento das organizações e seus profissionais, pois através da experiência da nossa equipe de professores/consultores, estes objetivos são atingidos plenamente e, em alguns casos, superam as expectativas dos nossos clientes, conforme certidões e avaliações emitidas por todos os participantes de cursos e em nossas consultorias técnicas.

Procuramos, assim, apresentar novos métodos e trabalhar de forma construtivista com as organizações que nos convidam a prestar serviços, gerando tanto nas consultorias como em nossos nossos cursos, excelentes resultados apresentando as tendências e os bons critérios de engenharia e, ao mesmo tempo, as realidades do mercado nacional e internacional, permeando e contornando o tecido técnico, permitindo e facilitando, aos profissionais uma grande vivência com estas trocas em sala de aula e/ou no campo empírico.

No caso, das atividades in company, nossa equipe realiza visita técnica na organização, antes das atividades, tanto de consultoria quanto nos cursos, prepara o material a ser aplicado, colocando foco nas demandas mais relevantes encontradas e discutidas com os colaboradores e gestores da empresa.

Desta forma, as ferramentas de gestão e as boas técnicas, a serem apresentadas no decorrer da atividade, terão plena aplicação na organização, com o objetivo de operacionalizar os conhecimentos com as novas metodologias de trabalho e necessidades organizacionais. 

Facilitando, assim, a construção de um planejamento montado e adaptado às necessidades, expectativas e características operacionais daquela organização participante.

A ênfase das atividades técnicas da Gestalent está focada nos projetos de consultoria e treinamento em engenharia, no ensino presencial e em ambiente virtual, gerando um diferencial em seus resultados que estão sendo desenvolvidos de forma participativa, todos ganham ao final.

Sabendo-se que estamos passando por uma grande mudança no paradigma mundial para essa classe de atividades, pois surge uma nova cultura de aprendizagem e de trabalho nas organizações em todo o mundo, em que tudo está em construção e revisão permanente. Devemos estar atentos a esse processo, assimilando, adaptando e operacionalizando o tempo todo, tudo está em constante transformação.

Assim, o objetivo principal da equipe da Gestalent em atividades de Consultoria está focado no tratamento das demandas organizacionais evidenciadas por nossos consultores, no momento da visita técnica que antecede ao trabalho e durante os trabalhos de campo, em que existe forte interação com a equipe da Contratante.

As consultorias desenvolvidas pela GESTALENT, possuem método construtivista, em que os consultores trabalham de forma integrada com os representantes e facilitadores das empresas, realizando reuniões de validação e restituição do trabalho, durante toda a atividade de campo e, posteriormente, quando do fechamento do trabalho técnico. Ou seja, desde um simples inventário e cadastro de ativos físicos, até a automação do planejamento, programação, controle e gestão da manutenção - PPCGM.

Sempre aconselhamos nossos clientes, a realizar uma etapa inicial que denominamos de Pré-diagnóstico, para em seguida apresentar aos responsáveis da contratante um Plano de Trabalho que possa ser desenvolvido em etapas de curto, médio e longo prazo.

Projetos, consultorias, treinamento e prestação de serviços, na áreas de Engenharia de Civil, Produção, ênfase em Engenharia de Manutenção - Predial e Industrial, Ergonomia, Engenharia de Segurança do Trabalho e Qualidade, formando, assim, o Sistema de Gestão Integrado - SGI;

 

O RESPONSÁVEL TÉCNICO DA GESTALENT É O PROFESSOR CARLOS DE SOUZA ALMEIDA, D.Sc.

 Formação Acadêmica:

ENGENHEIRO CIVIL (1984), ESPECIALISTA MBA EM ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO EE/UFRJ (1996), ESPECIALISTA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA EE/UFRJ (2002), MBA ENGENHARIA DA QUALIDADE - COPPE/UFRJ (2004), MESTRE EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - COPPE/UFRJ (2000), DOUTOR EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - COPPE/UFRJ (2005).
 

Desenvolvimento Profissional:

Engenheiro Civil Especialista na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985 a 2013), tendo exercido as funções de Diretor de Engenharia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (1994 a 1998), Superintendente do Laboratório de Ergonomia e Novas Tecnologias da COPPE/UFRJ (1998 a 2002); Gerente de Infraestrutura no Laboratório de Tecnologia Oceânica (2002 a 2012); Professor do MBA em Engenharia de Manutenção da POLI/UFRJ (1997 a 2021); Coordenador do MBA em Engenharia de Manutenção da POLI/UFRJ (2012 a 2021); Professor e Coordenador de Cursos em Engenharia de Manutenção junto ao CCE-PUC-RJ (2021 a atual); Diretor da Gestalent Consultoria e Treinamento Ltda (2000 a atual), Especializada em cursos, treinamentos e consultorias nas áreas de Engenharia de Manutenção Predial e Industrial, Engenharia de Produção, nas áreas de Ergonomia e Engenharia de Segurança do Trabalho.
 
 

Autor dos Livros:

Gestão da Manutenção Predial que está na sua 4a. Edição (2001, 2005, 2008 e 2017); 

- Caminhos Estratégicos para o Sucesso da Manutenção 1a. Edição (2017); 

- Aplicações Práticas da Ferramenta Terceirização no Ambiente da Manutenção 1a. Edição (2017).

- Co-autor de Capítulo no livro Ergonomia – Útil; Prática e Aplicada – Mario Cesar Rodriguez Vidal – [Rio de Janeiro] – Agosto de 2001 /Editora EVC – RJ – 2001.

 

Ilustrações das Atividades da Equipe da Gestalent:

 

Ilustração 1: Momento da visita técnica em um complexo industrial no Rio de Janeiro.

Momento de conhecer o escopo de um trabalho futuro, a visita técnica antes da precificação é fundamental para o sucesso da atividade futura. Justo Valor.

 

Ilustração 2: Momento da visita técnica no complexo predial - Fachada - ausência de manutenção.

Os gestores acreditam que economizam dinheiro ao postergar a atividade de manutenção de fachadas, quando na verdade acabam potencializando uma obra de substituição de reboco e em alguns casos recuperação estrutura.

 

Ilustração 3: Vista de um complexo predial - Prédio - ausência de manutenção.

Mesmo caso da ilustração 2, opção equivocada de custo e valor do serviço.

 

Ilustração 4: Vista Instalação Elétrica - Disjuntores - ausência de manutenção.

Muito comum nos complexos prediais e industriais é o esquecimento das ações de manutenção em subestações e quadros de força, ao final, o prejuízo é gigantesco, pois na hora da manutenção verifica-se a necessidade de substituir o equipamento, por total ausência de um plano de manutenção preventivo.

 

Ilustração 5: Vista da instalação elétrica ou algo extremamente errado no trabalho.

É normal este tipo de evidência, excesso de equipamentos ligados na mesma régua, além dos demais pontos ligados todos no mesmo circuito, acarretando em sobrecarga e um possível sinistro.

 

  

Ilustração 6: Vista da instalação elétrica - Quadro de Corta Circuito.

Como na ilustração 4, vista dos Disjuntores antigos e com ausência de manutenção.

É normal este tipo de evidência, podendo acarretar em sinistros, principalmente pela proteção precária de todo o sistema elétrico.

 

Ilustração 7: Vista da instalação elétrica - Caixa de Passagem em Estado Precário.

Como nas ilustrações anteriores, vista da caixa de passagem localizada no piso, em péssimo estado de conservação e com os cabos possuindo emendas inapropriadas, sem conectores e totalmente desprotegidos, ausência de manutenção.

É normal este tipo de evidência, podendo acarretar em sinistros, principalmente pela proteção precária de todo o sistema elétrico.

 

 

Ilustração 8: Vista da instalação elétrica - Excesso de carga no mesmo circuito, Estado Precário.

Como nas ilustrações anteriores, vista da instalação de equipamentos no mesmo circuito, isso é muito comum de ser encontrado e o motivo de muitos sinistros nas empresas, o aquecimento dos cabos, tomadas é inevitável, péssimo estado de instalação, precário e inadequado as recomendações técnicaas. Demonstrando total ausência de profissional habilitado e da própria manutenção.

É normal este tipo de evidência, podendo acarretar em sinistros, principalmente pela proteção precária de todo o sistema elétrico.

 

 

Ilustração 9: Vista Reunião da Equipe Gestalent em Atividade de Campo.

Momento de Fechamento do Relatório de Autovistoria Predial na Empresa.

Decreto nº 37.426/13 e Lei Complementar nº 126/13 e a Lei nº 6400 (05 de março de 2013)

Elaboração do Laudo Técnico de Vistoria Predial (LTVP);

Copyright ® - Gestalent 2021 - Todos os Direitos Reservados
Scroll to Top