(21) 3796 2489

Curso de Ergonomia Organizacional Aplicada à Manutenção

Curso de Ergonomia Organizacional Aplicada à Manutenção

Carga horária - 08h.

 

Caros Profissionais,

Este curso faz parte da disciplina de Ação Ergonômica na Empresa, o objetivo é o aprofundamento e a análise da atividade, pois a obtenção da redução dos custos operacionais ocorrerá após o entendimento de como a atividade real é executada, suas interfaces, mecanismos e demais ações de apoio e seus recursos.

O roteiro apresentado no programa do curso aborda o trabalho na ótica ergonômica, os conceitos e fundamentos que permeiam a atividade, os campos aplicáveis, a legislação, os métodos e ferramentas, suas aplicações e as variabilidades pertinentes ao processo de trabalho.

Desde o conhecimento útil para o desenvolvimento de produtos e serviços, até o foco na situação de trabalho, articulando estes saberes com a compreensão do contexto no qual a atividade se concretiza.

Outrossim, o verdadeiro diferencial estará em entender a atividade de uma pessoa em situação construída, face a uma lista de determinantes evidenciáveis.

O conceito de maior representatividade está em entender que a ergonomia visa modificar o processo de trabalho para adaptar a atividade de trabalho às características, habilidade e limitações das pessoas. (ABERGO 1999).

Em continuidade, devemos observar que as condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte, descarga e manuseio de materiais, assim como, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho como um todo.

Visando o pleno desenvolvimento desta disciplina, estabeleceu-se como principais pontos deste curso os tópicos à seguir:
Introdução à ergonomia: conceitos básicos, definições e metodologias da AET;
Os campos da ergonomia, as ferramentas e os possíveis escopos;
A análise da atividade com foco na ergonomia contemporânea;
A macroergonomia e ergonomia situada;
Estudo de Casos com exemplos reais de aplicações de ergonomia - AET nas organizações.
Atividades extra - exercícios sobre os pontos relevantes da disciplina.

PÚBLICO ALVO:
Engenheiros, Arquitetos, Administradores, Gerentes, Coordenadores, Supervisores, Técnicos, profissionais ligados direta ou indiretamente com a área de Manutenção, Facilities, Infra-estrutura, Hotelaria, Industrias, demais segmentos profissionais que podem contribuir com a mudança do clima organizacional e com o negócio da empresa.

Inscrições no Link:
https://lnkd.in/dEYbkaEQ;

Momento da Atividade Prática no Curso - Exercício em Grupo.

Copyright ® - Gestalent 2024 - Todos os Direitos Reservados
Scroll to Top