(21) 3796 2489

Consultorias em Engenharia Civil e Manutenção Predial

Atividades de Consultoria em Engenharia Civil

e Manutenção Predial da Gestalent.

Área do Conhecimento: Engenharias - 30000009

Subárea:

Engenharia Civil e Engenharia de Produção

Engenharia de Manutenção Predial e Industrial; 

Ergonomia

Engenharia de Segurança do Trabalho

Engenharia da Qualidade

Sistemas de Gestão Integrada - SGI

 

Consultorias em Engenharia Civil.

As consultorias em engenharia civil possuem entradas multiplas: ações preventivas, corretivas, na concepção, na acessibilidade, no uso, ou por desgaste (término da vida útil), podem ser apenas um assessoramento pontual ou algo de maior amplitude.  

Algumas delas são necessárias nas fases de concepção do projeto, na implantação e/ou modificação de um serviço e/ou equipamento/instalação. Por certo, é de suma importância no momento da montagem de um Termo de Referência ou no acompanhamento de uma licitação, pondendo inclusive realizar inspeções em obras, acompanha-las, ou apenas prestar serviços.

Na verdade, o maior objetivo será gerar diagnóstico ou mesmo corrigir algum ponto que esteja provocando não conformidades, falhas ou riscos ao empreendimento.

Existem os laudos de vistoria, as inspeções, os ensaios não destrutivos, as avaliações imobiliárias para venda ou locação, tornando muito mais seguro o processo, gerando um custo mais adequado no momento da correção.

A equipe da Gestalent estabelece alguns critérios para a reallização do serviço de assessoramento/consultoria, na sequência a equipe estabelece o pré-diagnóstico, realiza diversas análises e reuniões de validação e restituição, chegando ao ponto do diagnóstico, o qual poderá gerar um plano de ação para correção e encaminhamentos futuros.

É possível, também, gerar os Termos de Referência para uma futura Licitação, com especificações técnicas e orçamento estimativo. Ou mesmo, gerar os parâmetros para certificar a correta escolha de um prestador para executar um serviço futuro na empresa, sendo avaliado na primeira etapa a parte técnica e a situação comercial da empresa (impostos, inadimplência...) para em um segundo momento, avaliar a propposta coomercial em si, o valor do serviço.

Este escopo ofertado pela equipe da Gestalent contribui diretamente ao sucesso do desenvolvimento de serviços ou aquisições de bens nas organizações.

 

Figura 01: Vista das oportunidades de manutenção não industrial e suas multiplas diversidades.

 

Figura 02: Vista da falha na colocação do rodapé - Especificação técnica não contemplou os diferentes materiais.

 

Figura 03: Vista da cozinha - Especificação técnica não contemplou rodateto, exaustor e instalações elétricas diversas.

 

Figura 04: Vista da sala - Erros na fixação do teto de Gesso - Resultando na demolição e reconstrução total do teto.

 

Figura 05: Vista da sala - Teto de Gesso - Reconstruído após obra ter sido entregue. Ausência de fiscalização da obra.

 

Figura 06: Vista do Teto de Vidro - Cobertura - Reconstruído após obra ter sido entregue. Ausência de fiscalização na obra. Vazamentos diversos na parte interna do imóvel, grande prejuízo.

 

Figura 07: Vista da Fachada - Cobertura - Diversas Trincas no Revestimento Externo - Ausência de manutenção da fachada - Provocando Infiltrações Internas no Imóvel. Ausência de fiscalização na obra.

 

As ilustrações acima representam uma pequena parcela das ocorrências nos processos construtivos, ou mesmo, na atividade de manutenção dos complexos prediais e atividades não industriais, os registros das falhas são recorrentes e poucos profissionais param para refletir sobre o quanto se gasta com as intervenções, muitas vezes, representa 100% ou mais dos gastos com a obra, com a instalação ou equipamento.

Em princípio é possível atribuir muitas falhas construtivas ao processo de concepção dos empreendimentos, a qualificação da prestação do serviço, ao comprometimento da equipe, aos precários termos de referência com suas obscuras especificações técnicas, pois grande parte das empresas não investe tempo na busca da construção de uma especificação técnica compatível com o valor do serviço ou de seus bens, sequer pensam em elaborar o projeto executivo, deixam tudo a cargo das empresas terceiras e depois reclamam dos resultados obtidos.

A fiscalização na prestação do serviço sendo precária, por possuir uma base técnica insuficiente ou por não existir uma boa referência nos documentos técnicos. Desta forma, nada cobrará do prestador de serviço. Não há o que obter como resultado, apenas a falha vai emergir o tempo todo, sendo este um processo recorrente em muitos empreendimentos.

 

A Equipe da Gestalent está preparada para contribuir com o sucesso do seu empreendimento, faça contato com nosso Diretor Técnico, solicite uma visita técnica.

 

Carlos de Souza Almeida, D.Sc.

Diretor técnico Gestalent

Engenheiro Civil

Coordenador Curso EXGAMAN

na CCE-PUC-RIO

C: (21) 97122-8804

E: csalmeida53@gmail.com;

 

 

inspeçoes

avaliações

perícias

autovistoria

gestãodecontratos

elaboraçãodetermodereferência

laudostécnicos

ppcgm

especificaçõestécnicas

procedimentos

instruçõesdetrabalho

manuais

ferramentasdeconfiabilidade

ferramentasdedisponibilidade

laudospósincêndio

Gestalent

#ComplianceeManutenção

#ContratosdeTerceirizaçãodaManutenção

#Custosdemanutenção

#DrenagemeImpermeabilização

#Engenhariadeconfiabilidade

#Ergonomia

#EstratégiasdeManutençãoPredial

#GestãodeAtivos

#Gestãodegrandesparadasdemanutenção

#GestãodaManutenção

#Gestãodenegóciosemanutenção

#GestãodePessoas

#InteligênciaArtificialeManutenção

#IoT

#IIoT

#LEAN

#LogísticaOperacionaleManutenção

#Lubrificação

#ManutençãoPredial

#ManutençãoIndustrial

#MCC

#OtimizaçãodaManutenção

#PCM

#PPCGM

#Qualidade

#Termodereferênciaemmanutenção

#TPM

#RCA

#RevoluçãoIndustrialeManutenção

#SegurançadoTrabalho

#SGI

#SMSnaManutenção

#SeminárioInternacionaldeManutenção

#Gestalent

@CarlosdeSouzaAlmeida

Copyright ® - Gestalent 2024 - Todos os Direitos Reservados
Scroll to Top