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Consultoria em Engenharia de Manutenção Offshore

Atividades de Consultoria em Engenharia de Manutenção Offshore.

 

Nas organizações que produzem atividades offshore as preocupações são bem diferentes das indústrias comuns. Por esse motivo, é fundamental aplicar uma estratégia de gestão de custos que seja específica para esse segmento, que entenda suas particularidades e desafios.

Desta forma, uma boa estratégia de gestão de custos para offshore deve considerar os principais fatores que geram despesas para essas empresas, tais como, a logística, os embarques, materiais, serviços e suprimentos, alimentação, hotelaria, passagens e demais despesas com o deslocamento aéreos, navais, nas cidades, entre tantos outros.

Emerge aqui uma questão de grande relevância, qual seja:

  • O que é custo e o que é investimento?

 

  • O que poderemos adotar como metas para OPEX e CAPEX?

 

  • Quais seriam as oportunidades para a gestão deste empreendimento?

 

No que se refere a manutenção da frota e seus equipamentos, no passado muitas organizações esperavam a parada nas Docas, ou a falha, para realizar a manutenção corretiva, na grande maioria das vezes, sem qualquer tipo de planejamento, elevando os custos operacionais da parada em no mínimo 3 vezes. Isso sem contar as multas, a imagem da empresa, entre tantas outras mazelas já evidenciadas nos noticiários e nos documentos científicos que tratam deste tema.

  • A atividade possui valores elevados, ou seja, quanto custa um equipamento parado por dia? 

 

  • Qual o custo de uma plataforma parada por falha?

 

  • Qual o custo de uma embarcação a deriva?

 

A idéia sempre foi a de parar pelo menor intervalo de tempo possível e realizar o máximo possível de atividades quando da docagem ou da ocorrência de uma falha.

Aqui poderemos encontrar a quebra de paradigmas que poderá ser o grande "X" desta matemática financeira.

  • Investimento ou Custo!

Para o consultor Vinicius Vieira, especialista no setor offshore, engenheiro de manutenção, as contas seriam mais favoráveis as organizações se estas buscassem trabalhar com orçamentos e planejamentos que contemplasse um programa completo de atividades, ou seja, existem diversas formas para executar as manutenções com total controle orçamentário, qual seja:

  • Classificar os materiais e seus fornecedores;
  • Gerar uma lista de sobressalentes necessários, com seus tempos médios entre falhas e valores de atribuídos, antes destes serem necessários, é uma lista de consumo anual, os materiais e acessórios ficam com o fornecedor e são entregues no exato momento de seu uso.
  • O sucesso, entre outros fatores, passa por ajustar o planejamento integralmente para esta grande parada de manutenção, sendo   isto fundamental, para tal obtenção dos melhores resultados operacionais, assim, é preciso saber:
  • A equipe da organização possui a logística?
  • A equipe está aplicando de forma efetiva a boa técnica?
  • A equipe está treinada para tal atividade?
  • Os fundamentos e conceitos para esta classe de contratos com fornecedores pré-qualificados estão atualizados?

Entendemos, assim, que as embarcações e seus equipamentos devem ser manutenidos no tempo certo, com as corretas ferramentas, atendendo ao programa de Planejamento, Programação, Controle e Gestão da Manutenção - PPCGM, na forma como é preconizado nas mais diversas normas que apoiam a atividade deste setor e as atividades de manutenção.

A calibração dos equipamentos e instrumentos, a sequência das rotas de lubrificação e inspeção, geram uma melhor efetividade em termos de confiabilidade e disponibilidade.

A organização que implantar tais conceitos em suas frotas, acabará descobrindo o quanto incrível essa metodologia poderá gerar valor a sua Gestão de Ativos, os mais favorecidos, serão os acionistas, pois nesta ação, a organização produzirá uma atividade que "fará mais com menos".

Esse trabalho apesar de inicialmente demonstrar ser árduo, ao longo do tempo, e sempre ajustando o planejamento e a programação (rodando o PDCA em todas as suas fases), acabará demonstrando que de acordo com os relatórios gerenciais, vislumbra-se ao traduzir os novos números, sejam eles mensais, bimensais, trimestrais, semestrais e/ou anuais, o estado da embarcação e de seus ativos físicos, ganhou em Vida Útil, em taxa de retorno de investimento, assim como, levará a organização offshore a realizar ações para elevar o seu grau de maturidade, atingindo novos valores no mercado, sendo agora uma empresa que pratia a manutenção classe mundial, gerando novos e grandes contratos.

A equipe da Gestalent poderá contribuir com este aporte em sua empresa, pois possui uma metodologia que faz emergir os pontos críticos que deverão ser tratados, com o objetivo de levar a manutenção para o patamar de excelência.

No programa da Gestalent adotamos itens de verificação para toda a organização, desde sua infraestrutura até chegarmos nos ativos físicos das embarcações, seguindo pela a avaliação da documentação, a elaboração de registros que facilitem as ações futuras, em termos de tecnologia, organização e pessoas.

Da mesma forma, as nossas atividades de consultoria são construtivistas, ou seja, a equipe da organização contratante participa de diversos workshop's de capacitação e desenvolvimento técnico, gerando a operacionalização das ações de melhoria, é o processo que trabalha os principais pontos gerados nas entrevistas iniciais, no resultado do RADAR da Manutenção, assim como, o que é detectado no processo de análise de falhas, avaliação do PPCGM e das mais diversas evidências de não conformidades.

Conversem com a equipe de consultores da Gestalent e transformem as rotinas operacionais de manutenção e seus resultados em curto, médio e longo prazo.

 

Gestalent

@Carlos Almeida

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